A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) formalizou um pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para obter autorização para o cultivo de Cannabis sativa com fins de pesquisa no Brasil. O objetivo é desenvolver bases científicas e tecnológicas que sustentem a criação de cadeias produtivas nacionais para cannabis medicinal e industrial, além de fornecer dados para políticas públicas e regulamentações.
Atualmente, no Brasil, apenas a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tem permissão judicial para realizar pesquisas com cannabis. A Embrapa defende a necessidade de expandir essas pesquisas por todo o país, explorando diferentes usos da planta, como no setor medicinal e na indústria têxtil, além de aproveitar coprodutos.
As pesquisas também se concentrarão na adaptação das cultivares de cannabis ao clima brasileiro, um fator crucial para garantir a eficácia e a segurança do cultivo em várias regiões. No cenário atual, o Brasil conta com apenas um medicamento registrado derivado de cannabis, enquanto aproximadamente 40 produtos similares são regulamentados como "produtos derivados de cannabis" pela Anvisa.
Todos os direitos reservados | Expresso Arghi